Microarquitetura Nehalem
A Microarquitetura Nehalem é a base da família de processadores Core i7.Ela faz parte da filosofia “tick-tock” da Intel. Essa filosofia prevê a apresentação de novas microarquiteturas e técnicas de fabricação em anos alternados. O “tick” equivale ao lançamento de uma nova técnica de fabricação eo “tock” significa o lançamento de nova microarquitetura. A Nehalem é o mais novo passo “tock” (2008) eo próximo “tick” será a técnica nova de fabricação com 32nm.
Recursos principais:
Multi-Threading simultâneos:
.Esse dispositivo simula dois processadores lógicos em um único processador físico, Assim um processador de quatro núcleos opera como se tivesse oito.
Melhoria na Smart Cache: Essa tecnologia foi aperfeiçoada pela microarquitetura Nehalem adicionando-se um cache L3 de até 8Mb, que é compartilhado entre os núcleos. Dentro de cada núcleo é mantido um cache L1 e um L2. A cache L3 serve como cópia de segurança.
Controlador de memória integrado: Em modelos mais antigos, o controlador de memória ficava localizado no interior da ponte norte do chipset e controlava o fluxo de dados enviando para o processador e para a memória. Com o avanço da tecnologia dos processadores, o barramento local que fazia essa conexão passou a ficar lento, tornando-se um gargalo.
O Barramento QuickPath Interconnect
Assim como o HyperTransport, o QuickPath fornece duas pistas separadas para a comunicações entre o processador e chipset, como você pode ver na Figura 3. Isto permite ao processador transmitir (“escrever”) e receber (“ler”) dados ao mesmo tempo (ou seja, em paralelo). Como na arquitetura tradicional o barramento externo é usado tanto para operações de entrada quanto para operações de saída, as leituras e escritas não podem ser feitas ao mesmo tempo.Falando em chipsets, a Intel lançará inicialmente uma solução com um único chip. Como nos processadores com controlador de memória integrado o equivalente ao chip ponte norte já está dentro do processador, o chipset funciona apenas como chip ponte sul ou “Hub controlador de E/S” ou simplesmente “IOH” (“I/O Hub”) no linguajar da Intel.
Turbo Boost:
Se o processador detecta que está abaixo de sua capacidade, temperatura ou limites, o Turbo Boost aumenta a frequência do clock para melhorar o desempenho dos núcleos ativos. A frequência do processador aumentará 133 MHz em intervalos curtos e regulares, caindo na mesma medida quando ultrapassar a capacidade máxima de processamento. A melhora é ainda mais significativa para aplicativos que utilizam apenas um thread.
Nenhum comentário:
Postar um comentário