sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Microarquitetura NetBurst

Microarquitetuta NetBurst
A microarquitetuta NetBurst foi ulilizada nos primeiros modelos do Pentium 4 e por todos os processadores criados a partir do mesmo, como os Celerons, Pentium 4 Extreme Edition, Pentium D, Pentium Extreme Edition eo Xeon.
Ela é formada por quatro recursos principais:
Tecnologia Hyper Pipelined:
O pipeline é um recurso que divide o processador em vários estágios, que trabalham simultaneamente, dividindo o trabalho de processar as instruções. É como uma linha de produção com vários operários, em que cada um monta uma peça, até termos no final o produto completo.
Rapid Execution Engine:
Todo processador atual é dividido em dois componentes básicos, as unidades de execução de inteiros e as unidades de ponto flutuante (FPU). A parte que processa as instruções envolvendo números inteiros é responsável pela maior parte das instruções e pelo desempenho do processador nos aplicativos do dia-a-dia, enquanto as unidades de ponto flutuante são as responsáveis pelo processamento das instruções envolvendo valores complexos, usadas por jogos e aplicativos gráficos.
Advanced Dynamic Execution:
Consiste em um dispositivo de execução especulativa, com objetivos de acelerar o fluxo de trabalho do processador e garantir que a unidade de execução do processador permaneça ocupado.
Execution Trace Cache:
É um tipo de memoria cache muita ultrarrápida que armazena instruções já decodificadas e prontas para serem processadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário